Cathartes

O gênero Cathartes (“purificador” em grego) inclui aves necrófagas da família dos abutres do Novo Mundo (Cathartidae). Existem três espécies classificadas neste gênero. Os abutres Cathartes ocorrem em todo o continente americano. Todos as espécies apresentam as cabeças sem penas com pele de cor brilhante (amarela ou laranja no urubu-de-cabeça-amarela, e vermelho vivo no urubu-de-cabeça-vermelha).

Cathartes aura - urubu-de-cabeça-vermelha


  Registros de urubu-de-cabeça-vermelha no WikiAves

O urubu-de-cabeça-vermelha possui longas asas que chegam a 1,80 metro de envergadura, sendo relativamente finas e mantidas em formato de “V”. Dessa forma, aproveitam a menor brisa disponível para voar sobre a vegetação e o solo, às vezes a poucos metros do chão. Nessa busca de sustentação, mantém as asas rígidas e viram o corpo de lado a outro, parecendo um voo errático, que não vai se manter. Muito raramente batem as asas e, mesmo assim, só para iniciar o movimento. Igualmente, deslocam-se a grandes alturas, mantendo o perfil característico de voo. Na ave juvenil ou na adulta, as longas penas das asas são cinza escuro. Esse contraste é característico desta espécie. O adulto possui a pele nua da cabeça e pescoço vermelhos, além de um escudo nucal branco, visível em boas condições de luz, quando juvenil tem a cabeça negra.

Cathartes burrovianus - urubu-de-cabeça-amarela


  Registros de urubu-de-cabeça-amarela no WikiAves




O urubu-de-cabeça-amarela tem de comprimento 53 a 65 centímetros. Ostenta uma envergadura de 1,60 metro.
A coloração do corpo e asas são idênticas ao do urubu-da-mata (Cathartes melambrotus). À distância, a cabeça parece amarelo clara, quase branca. O juvenil possui a cabeça negra. Também possui olfato apurado e chega rapidamente às carniças, onde, assim como o urubu-de-cabeça-vermelha (Cathardes aura), é afastado com a chegada de outras espécies de urubus.

Cathartes melambrotus - urubu-da-mata


  Registros de urubu-da-mata no WikiAves




O urubu-da-mata mede de 75 a 81 cm e pesa um 1,5 kg. Espécie robusta e florestal, vive em matas de terra firme e de várzea, matas primárias e ribeirinhas. Plana de asas esticadas e não em “V” como outros Cathartes. Embora já tenha sido considerado restrito às florestas primárias e evitar áreas com qualquer grau de perturbação (Houston 1994), já foi observado que nas regiões central e norte do Tocantins e Amazônia. Encontrado na Colômbia, Venezuela, nas Guianas, Perú e no norte do Brasil.

Referências externas